quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Alckmin encerra atendimento de Centro de Saúde Mental na Capital

O desmonte do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM) da Água Funda foi uma das pautas de discussão da Comissão de Saúde, que se reuniu, nesta terça-feira (8/11), na Assembleia Legislativa.
Segundo representantes de trabalhadores o Centro é modelo em saúde mental, com serviços como Centro de Assistência e Promoção Social (Caps), residência terapêutica, internação de psicóticos agudos e oferta de leitos para tratamento de dependência química.
Acontece que o governador Geraldo Alckmin já colocou em curso mudanças no foco dos serviços realizados pelo Centro que deixará de atender os pacientes com problemas de saúde mental, para atender dependentes de álcool e drogas, sem dialogar com os trabalhadores, pacientes e familiares.
Recentemente, o psiquiatra Ronaldo Laranjeira integrante do Conselho Administrativo da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), uma organização social (OS) responsável pela gestão de dez grandes hospitais públicos, como o Brigadeiro e Estadual de Diadema, além de ambulatórios e outros serviços, afirmou á imprensa que 150 leitos para internação para o tratamento de alcoolismo e drogas serão instalados rapidamente na capital “no Hospital da Água Funda.”
A Comissão conduzida pelo petista Marcos Martins recebeu representantes dos trabalhadores do Centro a reivindicação de realização de Audiência Pública para discutir a situação da instituição.

Tramitação em Urgência
Outra questão abordada na Comissão de Saúde foi sobre o pleito da celeridade na tramitação e deliberação do Projeto de Lei que trata da reestruturação de carreira dos trabalhadores da área da saúde. Segundo Ângelo D`Agostini, diretor do Sindsaúde, a categoria está há três anos sem aumento salarial. “Embora a propositura não atenda as expectativas da categoria, nós entendemos que as 60 emendas apresentadas aprimoraram a proposta inicial do governo, agora só falta o governo liberar para a votação,”
O parlamentar Gerson Bittencourt, outro petista integrante da Comissão manifestou o apoio da Bancada do PT á demanda dos trabalhadores e o empenho para a aprovação do projeto.

Fonte: Imprensa PT ALESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário