terça-feira, 15 de novembro de 2011

ARAÇATUBA: GOVERNO DO PT INICIA MAIS UM CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

O Programa Municipal de Empregabilidade, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT), ganhou novo parceiro: a Tigre Tubos e Conexões. Em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba, a empresa iniciou nesta segunda-feira (14) curso gratuito na área de construção civil. A atividade oferece formação básica de Instalador Hidráulico Predial.

Nesta primeira turma, a SMDERT inscreveu 37 pessoas. Com carga horária de nove horas, o curso está sendo ministrado em uma escola volante, mais conhecida como Tigrão, instalada ao lado da Incubadora de Empresas. Prestigiaram a aula inaugural os secretários municipais Carlos Farias (Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho), José Luiz Rovedilho (Fazenda) e o prefeito Cido Sério.


O secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, também marcou presença na aula. Ele falou sobre a dificuldade que os empregadores têm, muitas vezes, em contratar profissionais qualificados na área e ainda aconselhou os participantes: “Aproveitem essa oportunidade para se qualificarem cada vez mais, porque o mercado de trabalho precisa desse tipo de mão de obra”, disse.

EMPREGO
Já o prefeito Cido Sério afirmou que Araçatuba está passando por um momento muito bom, tendo atingido neste ano a 30 posição em geração de emprego e por ter avançado até chegar na 31 colocação entre as cidades brasileiras com melhor qualidade de vida, segundo a Firjan. “Nossa cidade tem se destacado na geração de emprego e nossa grande preocupação tem sido qualificar as pessoas da cidade para ocupar os espaços”.

De acordo com Cido Sério, o curso para Instalador Hidráulico veio num bom momento, em que o mercado da construção civil está aquecido. O secretário Carlos Farias manifestou o mesmo pensamento, acrescentando que o Programa Municipal de Empregabilidade está fortalecendo a parceria entre os setores público e privado em benefício dos trabalhadores de Araçatuba.



CURSO

O curso de hidráulica aborda questões sobre as técnicas de dimensionamento de água fria; condução de água quente e esgoto, além de erros e problemas comuns em instalações. As aulas são conduzidas por um instrutor técnico da Tigre e ao final os participantes recebem um certificado de formação básica de Instalador Hidráulico Predial.

Além da turma inscrita pela SMDERT, a Tigre formou uma segunda turma com 35 participantes. O Tigrão iniciou suas atividades em 2006 e o projeto tem como foco auxiliar o aperfeiçoamento de profissionais do setor e jovens no mercado de trabalho. Em 2011 foi ampliada a atuação da escola volante com mais uma unidade. Em média, 60 cidades são atendidas por ano com o projeto.


E A FALHA PUBLICOU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário