terça-feira, 8 de novembro de 2011

Araçatuba é a 31ª cidade do Brasil em qualidade de vida

Pesquisa recém divulgada pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) consolida Araçatuba como uma das melhores cidades do Brasil em qualidade de vida. No ranking do Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM) da entidade, criado para acompanhar a evolução dos 5.564 municípios brasileiros, o município ocupa a 31ª posição do país e a 28ª do Estado de São Paulo.

Na classificação anterior, Araçatuba era a 55ª do Brasil e a 46ª do Estado. Dessa forma, a cidade ganhou 24 posições no ranking nacional de desenvolvimento municipal e se consolida hoje como uma das cidades mais promissoras do Brasil.

O IFDM considera, com igual ponderação, as três principais áreas de desenvolvimento humano: Emprego e Renda, Educação e Saúde. O índice possibilita o acompanhamento de todos os municípios brasileiros com base exclusiva em dados oficiais. Vale lembrar que neste ano Araçatuba conquistou outras marcas histórias, como a 30ª posição dentre as cidades que mais geram empregos formais no país.


ALTO DESENVOLVIMENTO

O índice alcançado por Araçatuba na pesquisa, que tem 2009 como ano base, é de 0,88 pontos em uma escala que varia de 0 (mínimo) a 1 (máximo). No levantamento divulgado em 2010, Araçatuba havia obtido 0,8682 pontos.

Com estes números, Araçatuba está na seleta lista de municípios com alto desenvolvimento, comprovando o que os investidores e moradores já vêm identificando nos últimos anos. Apenas 235 dos 5.564 municípios brasileiros - sendo Araçatuba um deles - atingiram alto grau de desenvolvimento, acima de 0,8 pontos.

O ÍNDICE
O estudo começou em 2008 comparando os anos de 2005 e 2000, e permite determinar com precisão se a melhora ocorrida em determinado município foi decorrente de medidas políticas ou apenas o reflexo da queda de outro município.

No caso de Araçatuba, a melhoria foi proporcionada pelos investimentos diretos nas áreas pesquisadas, que se traduzem em melhoria significativa das condições de vida de sua população.

Os critérios de análise estabelecem quatro conceitos: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento. Araçatuba está no nível mais alto em todos os três quesitos.

ACIMA DA MÉDIA
O índice alcançado por Araçatuba é maior que a média de todo o Estado de São Paulo. Enquanto o município tem 0,88 de desenvolvimento, o Estado, índice de 0,8796. Araçatuba está, também, em posição muito acima do índice nacional, que é de 0,7603 pontos.

A nota máxima do IFDM 2009 ficou novamente com um município de Barueri/SP (0,9303 pontos) e a mínima, novamente com um município do Maranhão, São Félix das Balsas (0,3413 pontos).


VARIÁVEIS
Para medir as variável de Emprego e Renda, a Federação utiliza dados do Ministério do Trabalho sobre geração de emprego formal; estoque de emprego formal e salários médios do emprego.

A Educação utiliza as variáveis como taxa de matrícula na educação infantil; taxa de abandono; taxa de distorção idade-série, percentual de docentes com ensino superior, média de horas-aula diárias e resultado do IDEB. Todos os dados são fornecidos pelo Ministério da Educação.

Já o Ministério da Saúde fornece informações sobre número de consultas, pré-natal e óbitos.

SER HUMANO
A administração municipal recebe a notícia da melhoria da posição de Araçatuba com muita alegria. Ele considera o índice atual como uma confirmação de sucesso de uma administração que dá atenção ao ser humano.

A pesquisa contempla todos os indicadores que influenciam diretamente na vida das pessoas. E cuidar da vida tem sido o nosso norte, por isso o primeiro ano de nosso governo já representa um salto tão significativo. O acolhimento ao humano é a melhor forma de promover o desenvolvimento.

EDUCAÇÃO
Índice de Desenvolvimento Municipal destaca a Educação como o principal indicador de crescimento de Araçatuba. Neste quesito, Araçatuba atingiu 0,9156 pontos. Para se ter uma ideia da excelente posição do município, o índice nacional é 0,7506 pontos.

EMPREGO
Enquanto a média nacional no quesito Emprego & Renda registrou retração de -5,2% frente ao ano anterior (de 0,7689 em 2008 para 0,7286 em 2009), Araçatuba, entretanto, cresceu neste quesito. Passou de 0,7807, em 2008, para 0,8338, em 2009.


SAÚDE
Em nível nacional, pela primeira vez o IFDM Saúde alcançou classificação de alto desenvolvimento, com crescimento de 0,9% em 2009 e 0,8018 pontos. E Araçatuba, neste quesito, também atingiu pontuação maior que a nacional, chegando a 0,8906.


Fotos : Angelo Cardoso
by :www.aracatuba.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário